Se você gosta de acompanhar as tendências de arquitetura, já deve ter observado que, na última década, alguns elementos mais irregulares e crus surgiram nos ambientes. A tubulação elétrica aparente é um destes componentes que tem conquistado cada vez mais adeptos.
Em que tipo de ambiente usar tubulação aparente?
Piso e paredes de cimento queimado
Este tipo de acabamento tornou-se um dos favoritos dos donos de lares modernos e cheios de estilo. Além disso, o tom de cinza é uma base fácil de combinar na hora de definir a decoração. Ele vai bem tanto com itens mais básicos, como um sofá preto ou cinza, ou com elementos mais vivos, armários amarelos.
Pé direito alto
As edificações originalmente industriais possuem pé direito alto, o que proporciona uma sensação de amplitude aos espaços. É também por isso que muitos locais viraram apartamentos, aproveitando a altura total para criar mezaninos e, assim, fazer a divisão de cômodos.
Luminária pêndulo
Neste tipo de decoração você verá diferentes tipos de luzes, e as luminárias pendentes costumam ser frequentes. O estilo abrange desde lâmpadas amarradas com cordas e fios, até grandes pendentes que imitam as luzes penduradas em galpões.
Tijolo aparente
Já imaginou que incrível poder economizar na hora de rebocar as paredes? Para quem busca inspiração no industrial, o tijolo aparente é uma das soluções mais usadas, visto que oferece um ar de inacabado perfeito para quem deseja compor um ambiente único.
Tubulação hidráulica aparente
Não tão comum, mas super a ver com o estilo, a tubulação de água aparente pode ser uma solução bacana para banheiros e cozinhas. Mas, claro, deve combinar com o projeto, para que não pareça mal feita.
Quais as vantagens de apostar nessa tendência?
- Flexibilidade: a tubulação aparente oferece inúmeras alternativas de trajetos elétricos, permitindo que o seu projeto seja adequado às condições prévias da sua casa ou apartamento. A distribuição da fiação é feita de forma prática, e os desenhos dos eletrodutos ajudam a compor o estilo do ambiente.
- Praticidade: uma vez que você já tem a estrutura feita, sempre que precisar colocar novos pontos de tomada ou de luz, fica muito mais fácil de executar. É possível também separar fiações para proporcionar uma manutenção mais acessível, usando conjuntos de canos diferentes para cabos de TV, internet e luz, por exemplo.
- Reforma fácil: ao mesmo tempo que você gasta um pouco mais para comprar materiais bonitos e de qualidade, você economiza em mão de obra. Isso porque uma obra de tubulação elétrica interna exigiria mais custos, construção de forro e muito quebra-quebra de paredes.
Essas dicas sobre tubulação aparente foram criadas pela equipe do aplicativo Triider.